Missão madrinha (e padrinho) de casamento

Vai estar ao lado dos noivos em um casamento próximo e não sabe o que vestir? Não se preocupe! Temos dicas de looks para você arrasar no grande dia.

Quem disse que só a noiva e o noivo ficam com dúvidas na hora de escolher o look do grande dia? Ser madrinha e padrinho é também uma grande missão, o que significa que nem sempre é fácil escolher a roupa ideal e fazer bonito no dia do casamento. Dúvidas são comuns, como por exemplo: e se a cerimônia for à noite? O que usar? Um casamento campestre pede mesmo um visual mais descontraído?

madrinhas02b

Para te ajudar nessa, conversamos com a jornalista de moda Vivian Fernandes, especialista em promoção e imagem de moda e mestre em artes pela University for the Creative Arts, na Inglaterra. Confira algumas dicas!

madrinhas01b

A hora do casamento pode dizer muita coisa
“Antes de tudo, os padrinhos e madrinhas devem verificar as exigências dos noivos, pois alguns escolhem uma cor padrão para todos eles e, às vezes, até modelo, para que não fiquem tão distintos. Assim, as cores e modelos são diferentes em relação ao horário e local da cerimônia. Em um casamento noturno, por exemplo, os tons são mais fechados, como azul-petróleo, vinho, vermelho e azul marinho. Caso queira deixar a peça mais delicada, pode usar transparência e renda. O ideal é que o vestido seja longo. Já para cerimônias diurnas ou em locais abertos (como praia e campo), os modelos devem ser longuetes ou até mesmo mullets. Caso tenha estampa, esta deve ser suave e discreta, mesmo que seja florida. Para os padrinhos, os looks normalmente são padronizados, mesmo que as madrinhas possam ter escolha livre. Pode ser terno ou meio-fraque. Fraques são para casamentos muito formais, assim como o smoking”.

O que deve ser evitado?

padrinhos

“Os padrinhos devem evitar gravatas em cores berrantes e estampas engraçadas, modelos exageradamente largas e/ou longas e frouxas, não devem usar relógio esportivo e as meias não podem ser brancas nem curtas. No caso das madrinhas, se a noiva não definir um único tom, o ideal é que elas evitem cores muito claras, como off-white e champagne, pois pode ser parecido com o da anfitriã. Tome cuidado para que a cor não seja clara, quase no mesmo tom da pele, como a Anne Hathaway no Oscar 2013, onde ficou com o apelido de Anne Palmitoway. Também fuja das rendas, flores e maxi acessórios, que podem trazer informação demais”.

anne-palmitoway

Usando os acessórios a favor do look
“O ideal é que a madrinha esteja elegante e discreta para não chamar mais atenção do que a noiva! Para decotes largos, um colar minimalista, como o que a Juliana Paes usa na novela Totalmente D+, é ótimo – e ainda é possível usar um brinco com maior destaque. Para golas altas, use apenas brincos e pulseiras. Pulseiras e braceletes podem ser usados com todos os vestidos que tenham manga curta, ou sem manga. Tiaras e anéis são bem-vindos com todos os modelitos. Use bolsas pequenas ou clutches que ornem com os outros acessórios. Antigamente, as mulheres escolhiam tons como o dourado, prateado e brilhos para compor o visual, mas como a moda está bem abrangente, as cores também podem ser usadas”.

O tal Candy Color…

candy-color
“As candy colors ou tons pastel vieram com tudo no meio do ano passado e prometem continuar este ano. Geralmente, são escolhidas pela noiva e as madrinhas podem usar tanto o mesmo tom quanto cada uma pode usar uma candy color diferente. As cores são clarinhas, como o verde-água, azul bebê, menta, coral, amarelinho, e assim vai”.

… e outras tendências que vão bombar em 2016!
“A maior tendência atualmente é a transparência. Presente em certos pontos do modelito (como ombro ou barra), pode até dar o acabamento em um decote bem cavado. Eles deixam à mostra a sensualidade e o glamour de quem o usa. A renda também está em alta. Tanto nos decotes quanto no vestido todo, ela levanta qualquer produção. Para os apaixonados pelos anos 50, a cintura bem marcada e a saia com volume também estarão presente nas vestimentas das madrinhas. Até tendências gregas e romanas vocês verão! Em algumas feiras e passarelas de noivas do ano passado, viu-se bastante inspiração em impérios antigos, como ombro marcado e mangas largas com caimento solto. As pedrarias e aplicações em qualquer parte do vestido também são tendência”.

vestido-transparente

Elegância é se sentir bem!

madrinha plus size
“A pessoa deve mesmo usar o que a faz sentir à vontade, sem exageros. Não adianta ser discreta e usar acessórios extravagantes, para depois sentir-se estranha. Elegância é se sentir bem. Muita gente, por exemplo, tem dúvida quanto ao decote. Ele pode ser usado, só que é preciso tomar cuidado com a profundidade, para não deixar a pessoa vulgar. Para não errar, aposte nas aplicações de pedrarias e rendas. Experimente combinar com pashminas ou echarpes. Madrinhas plus size também costumam levantar interrogações na hora de montar o look. O ideal é apostar em vestidos com alça larga (fuja dos modelos sereia, que demarcam bem a silhueta e vão se abrindo gradativamente, formando uma cauda), para sustentação dos seios e discrição do colo. Eles também devem ter a cintura marcada”.